segunda-feira, 1 de novembro de 2010

eleições, mídia e internet

(autor desconhecido)


É certo que mesmo tendo sido a candidata Dilma Rouseff eleita com a maior porcentagem dos votos nestas eleições de 2010, não dá pra sentir-se totalmente satisfeito, porém ... por outro lado podemos perceber que o Brasil já não é aquele país totalmente manipulado pela rede globo, como vivenciado em 1989 quando a emissora manipulou e editou o debate eleitoral, entre Fernando Collor e Lula, favorecendo Collor levando-o a ganhar as eleições. Os eleitores este ano, simplesmente, disseram não a rede globo, e outras emissoras que conseguiram destaque no país de uns anos pra cá; todas com forte apelo na propaganda usada em prol do candidato tucano.

Com a popularização da internet, ocorre a descentralização da informação, dando a possibilidade, cabe ressaltar a 'possibilidade' de o cidadão buscar informaçãoes em diferentes veículos de informação, comparar as diferentes maneiras que esta informação é repassada, assim não fica preso a uma verdade absoluta ... cabe a nós, e claro, a nossa nova presidente buscar formas de não sermos privados desta tal 'possibilidade', por isso é importante investir em educação digital, e na luta contra a monopolização de bandas largas, e plataformas usadas para navegação na rede ...

Só havendo conscientização do povo, teremos assim, autonomia da população, e só então, poderemos fazer política; a descentralização dos sistemas de informação, tem grande importância neste processo.

2 comentários:

LuanaGuimarães disse...

nunca saberemos realmente a verdade ... =o

Leandro Correia disse...

impossivel ...