domingo, 20 de fevereiro de 2011

protestos, protestos e rap

(Charge de Bill McLemore)

O mundo esta borbulhando no oriente médio, após a queda dos ditadores da Tunisia e Egito, seguem vários focos de protestos em países da região, entre eles Líbia, Bahrein e Iemen, são países onde os protestos estão sendo reprimidos com violência extrema, falam sobre um massacre na Líbia.

Aos que temem a instauração do fundamentalismo islâmico neste processo de democratização no mundo árabe, é cedo para concluir algo, os protestos mostram claramente o descontentamento da população com a atual forma de governo, um líder só é líder quando o povo o reconhece como tal, não vai adiantar da força bruta.


(repressão em protesto pacifico em Bahrein)


(aumenta repressão em protestos na Libia)

Vamos assitindo os protestos e derramamento de sangue, como se fosse atores e figurantes num filme retratando um marco histórico e continuamos nossas vidas banais e confortaveis - num domingo entediante. A internet ocupa o lugar da 'tv', visitar um próximo site é como mudar de canal e esquecer que em outro lugar as ruas estão em chamas.


Libya Protest Salute from Libya Freedom on Vimeo.

(rap em prol aos protestos contra o regime de Muammar Kadafi)

Um comentário:

jair machado rodrigues disse...

Caro Leandro, também temo esta banalização da internet, esta necessidade do novo sempre toda hora, pulamos de site em site já nem lembrando bem o que leu ou o que viu, ou o que se leu e viu fez alguma diferença, alguma reflexão...Temo que a Líbia seja lembrada na história como primeiro genocídio de um povo neste século...mas o que tem mais por detrás disso, além do "desejo" das pessoas por "democracia"? E o Islamismo, com suas regras e conceitos ? Mas nmo geral esbarramos na intolerância, na falta de respeito ao próximo, não tou dizendo que se deva amar ao próximo( isso seria o ideal), mas não precisa matar o próximo porque não se parece contigo. No próprio continente Africano, onde existem alguns desses países se localizam, desde há muito tempo sofre o povo com guerras civis, povos inteiros são exterminados. Tenho medo de não termos mais como controlar o crescimento sem fim da violência.
ps. Um imenso abraço.
ps.52 Obrigado pela reflexão, a coisa tá complicada.