quarta-feira, 1 de novembro de 2023
terça-feira, 25 de julho de 2023
"微風細雨 - 青山"
微風細雨 - 青山 .
詞曲:林功信 .
微風吹著浮雲,細雨漫漫飄落大地,
淋著我淋著你,淋得世界充滿詩意。
微風伴著細雨,像我伴著可愛的你,
看著我看著你,看這世界多麼美麗。
啊,願我是風你是雨,
啊,微風盡在細雨裡。
漫步青青草地,小草也在輕輕低語,
訴說無盡秘密,讓我們共尋覓。
微風吹著浮雲,細雨漫漫飄落大地,
淋著我淋著你,淋得世界充滿詩意,
微風伴著細雨,像我伴著可愛的你。
看著我看著你,看這世界多麼美麗,
啊,願我是風你是雨,
啊,微風盡在細雨裡。
漫步青青草地,小草也在輕輕低語,
訴說無盡秘密,讓我們共尋覓。
訴說無盡秘密,讓我們共尋覓,
訴說無盡秘密,讓我們共尋覓。
sexta-feira, 21 de julho de 2023
Os cátaros e a santa igreja
Os cátaros foram membros de um movimento religioso cristão que surgiu na região da França medieval, principalmente nos séculos XI e XII. Eles também são conhecidos como albigenses, devido à cidade de Albi, no sul da França, onde o movimento se espalhou consideravelmente. O catarismo era uma forma de gnosticismo dualista, que acreditava em um conflito cósmico entre o mundo espiritual bom e o mundo material mal.
Principais crenças do catarismo:
- Dualismo: Os cátaros acreditavam que o mundo material era inerentemente mal, enquanto o mundo espiritual era bom. Eles viam a matéria, incluindo o corpo humano, como uma prisão para a alma, que precisava ser libertada.
- Reencarnação: Os cátaros acreditavam na reencarnação, e a libertação da alma do ciclo de nascimento e morte era um objetivo central de sua fé.
- Rejeição da igreja estabelecida: Eles criticavam a Igreja Católica Romana, considerando-a corrupta e distante do verdadeiro ensinamento de Jesus.
- Desprezo pelos sacramentos: Os cátaros rejeitavam a maioria dos sacramentos da Igreja Católica, acreditando que eles não eram necessários para a salvação e que o verdadeiro batismo era o batismo do Espírito Santo.
A perseguição aos cátaros:
As crenças dos cátaros eram consideradas heréticas pela Igreja Católica, e, como resultado, eles foram perseguidos durante um período conhecido como a Cruzada Albigense (1209-1229). Esta cruzada foi convocada pelo Papa Inocêncio III para eliminar a heresia cátara na região do sul da França.
A cruzada resultou em uma série de batalhas e massacres, incluindo o infame Cerco de Béziers em 1209, onde milhares de cátaros e outros habitantes da cidade foram mortos. A perseguição não se limitou apenas aos conflitos armados; também houve inquisições e julgamentos realizados pelo Tribunal do Santo Ofício (Inquisição) para erradicar os cátaros.
terça-feira, 20 de junho de 2023
As máximas Délficas
As Máximas Délficas eram consideradas conselhos sábios e orientações para a vida. Elas foram atribuídas ao próprio deus Apolo e muitas vezes eram consultadas pelos antigos gregos para obterem direcionamento e sabedoria.
Essas máximas foram inscritas em placas de bronze e exibidas no Templo de Apolo em Delfos. No entanto, não há informações precisas sobre o número exato de inscrições. Além disso, é importante notar que ao longo do tempo algumas máximas foram perdidas ou danificadas, e o que nos resta hoje são fragmentos e citações dessas antigas inscrições.
As Máximas Délficas abordam uma variedade de temas, desde ética e virtude até conselhos práticos para a vida cotidiana. Algumas das máximas mais conhecidas incluem:
"Conhece-te a ti mesmo."
"Nada em excesso."
"Honra teus pais."
"O tempo é o melhor juiz de todas as coisas."
"Pratique a moderação em todas as coisas."
"Mantenha segredos."
"Respeite os deuses."
"Seja corajoso em tempos de dificuldade."
"Aprenda a ouvir antes de falar."
"Seja grato pelas bênçãos recebidas."
Texto e imagem criados em IA, ChatGPT e Dall-E respectivamente.
segunda-feira, 5 de junho de 2023
segunda-feira, 8 de maio de 2023
Para viver é preciso coragem
Tanto a semente intacta, como aquela que está rompendo sua casca tem as mesmas propriedades.
Entretanto, só a que está rompendo sua casca é capaz de lançar-se na aventura da vida.
Esta aventura requer uma ousadia única: descobrir que não se pode viver através da experiência dos outros e estar disposto a entregar-se.
Não se pode pegar os olhos de um, os ouvidos de outro, para saber de antemão o que vai acontecer, cada existência é diferente da outra.
Seja o que for que me espera, eu desejo estar com o coração aberto para receber.
Que eu não tenha medo de colocar o meu braço no ombro de alguém, até que ele seja cortado.
Que eu não tema fazer algo que ninguém fez antes, até que seja ferido.
Deixe-me ser tolo hoje, porque a tolice é tudo que eu tenho para dar esta manhã; eu posso ser repreendido por isso, mas não tem importância.
Amanhã quem sabe, eu serei menos tolo.
Khalil Gibran